2025 com previsão de concursos no Piauí nas áreas de saúde e educação

Em entrevista exclusiva ao Blog, o secretário de administração do estado do Piauí, Samuel Nascimento, falou da possibilidade da realização de concursos públicos no estado no ano de 2025.

Além dos certames que já foram anunciados como o da Polícia Civil e da Secretaria da Fazenda, o secretário anunciou também como prováveis os concursos nas áreas da saúde e educação.

Confira abaixo trecho da fala do gestor:

Concursos

“Para 2025 um amplo concurso da Policia Civil, agente, escrivão delegado, que vai suprir as necessidades na área da segurança pública. Teremos ainda seleções na área fazendária, na área da educação, na área da saúde, principalmente para cargos temporários que são necessários para assegurar a prestação do serviço publico adequado”.

O secretário traçou ainda um perfil do servidor publico do estado do Piauí e a ações que estão sendo desenvolvidas para se adequar a realidade atual com projeção para o futuro.

Perfil do servidor

“Estamos num período de transição do perfil do servidor, a grande maioria dos servidores ativos ingressaram antes da constituição de 88. Em média os servidores piauienses tem entre 45 e 50 anos. Estamos se preparando exatamente para a renovação desses quadros para os próximos 15 anos quando esses servidores completarão a idade e tempo de serviço e devem migrar pra nossa previdência pública. O nosso planejamento é que daqui a 20 anos a gente tenha completamente renovado o quadro do serviço publico estadual.

Impacto na folha de pagamento

“Esta transição requer muita preparação fiscal, o servidor público representa a maior despesa do tesouro estadual, um gasto anual que chega a 10 bilhões de reais é pouco mais de 50% do orçamento do estado. A gente precisa ter muita serenidade neste planejamento, mas também muita segurança e atenção a necessidade do serviço. É claro que a transição que nós estamos fazendo de transformação digital para que os serviços sejam acessados de casa sem a necessidade da mobilidade do cidadão, isso também impactara na necessidade de pessoas presencialmente no serviço público. Tem em visto o sucesso que tem sido o serviço por telemedicina, onde milhares de procedimentos sem a necessidade do cidadão se descolar para o hospital ou unidade de saúde. Ele consegue fazer a consulta pelo aplicativo, isso impactara no futuro no dimensionamento da força de trabalho”, declarou o secretário.

 

cidade verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *