Presidente Lula decide manter Jean Paul Prates na presidência da Petrobras

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva optou por manter Jean Paul Prates como presidente da Petrobras, pelo menos por enquanto, segundo fontes. A recente crise enfrentada pela estatal não resultará na demissão do dirigente, conforme apurado. A decisão de Lula busca acalmar os ânimos do mercado e reduzir os ruídos entre os investidores. Com informações do R7.

FOTO: RICARDO STUCKERT/PR

Desde que o Conselho de Administração da Petrobras decidiu reter os dividendos extraordinários da empresa em março, a presidência da estatal tem sido palco de disputas entre integrantes do governo, incluindo trocas de farpas entre Prates e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. No momento, a situação na empresa parece estar pacificada.

Recentemente, Lula se reuniu com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, ao menos duas vezes para discutir o assunto. Durante os encontros, o ministro apresentou ao presidente informações sobre o caixa da Petrobras, incluindo a possível liberação dos R$ 43,9 bilhões bloqueados em dividendos extraordinários, tema central da crise. Na semana passada, Haddad, Silveira e o ministro da Casa Civil, Rui Costa, concordaram com o pagamento dos dividendos extraordinários, o que poderia aliviar o déficit das contas públicas.

O episódio da crise dos dividendos causou insatisfação em Lula. O presidente refletiu sobre a atuação de Prates na chefia da Petrobras, e houve considerações sobre possíveis substitutos, incluindo o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante. No entanto, a manutenção de Prates ganhou força, especialmente devido ao olhar favorável do mercado financeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *