Piauí Sampa: empresários discutem parcerias em encontro com Rafael Fonteles em SP
O Piauí Sampa foi lançado nesta terça-feira (25), ocasião em que o governador participou de uma roda de conversa com cerca de 60 empresários de vários estados.
Para os empresários, esse tipo de encontro gera resultados positivos. Milton Fischer, da Infranext, com atuação nos Cerrados, afirmou que é importante que os governantes busquem investimentos e parcerias em outros estados.
“Eu acredito que sempre que você tem um governador que sai do seu reduto e expõe para outros estados, com as suas ideias, as possibilidades, as oportunidades, isso é extremamente positivo. Há de certa forma um acomodamento, por parte não só de empresários, mas da área técnica, de olhar um pouco só para seu lado e não para o Brasil com suas grandes oportunidades. O Piauí é extremamente importante, com oportunidades fantásticas e o governador fez muito bem de abrir as portas do Piauí para isso”, afirmou.
Ele disse que os investimentos realizados na região dos Cerrados vai ajudar a desenvolver ainda mais a região, principalmente com melhorias asfálticas para escoamento das produções da região.
“A gente percebe que a intenção do empresariado, como um todo, é apoiar muito essa nova operação que existe, nessa concessão do Cerrado que de fato vai ajudar muito a escoar produção e quanto mais esse fluxo de carros e caminhões, melhor para a expansão e para aumento do emprego que vai se criando ao longo dessa rodovia gerando renda”, destacou.
Energia solar
O desenvolvimento de energias renováveis é um dos pontos que mais tem sido trabalhado pelo governo estadual. O empresário Diogo Amato, da Quinta Solar, com sede em São Paulo, decidiu investir na energia solar do Piauí, e adquiriu um terreno na região de Bom Princípio e Luis Correia.
“Nossa sede é aqui em São Paulo, mas nós temos um imóvel arrendado, uma fazenda de 2.700 hectares, que ela fica em boa parte dela em Bom Princípio e uma parte em Luis Correia. Então, ela está dentro da ZPE e tem muita sinergia com a energia verde. A gente já está trabalhando lá, já foram feitos os licenciamentos ambientais, foram feitos estudos de solarimétricos, e a gente já vem trabalhando na área desde 2021”, explicou.
Ele disse que esses encontros reforçam o apoio para projetos no estado.
“Já tínhamos contato com a Investe Piauí, já há uns dois anos. A gente sente bastante apoio do governo do Estado por meio da Investe, facilitando os caminhos. A expectativa de investimento da ordem de R$ 4 milhões na construção, até agora já foram investidos por volta de R$ 20 milhões, e uma expectativa de geração de emprego”, afirmou.
Governador quer mais parcerias
Rafael Fonteles explicou que as parcerias que têm realizado com o setor privado são importantes para o desenvolvimento do estado.
“A nossa participação aqui é exatamente para divulgar esse potencial econômico do estado do Piauí em áreas estratégicas, na área da agroindústria, da energia verde, do turismo, na área de logística.Várias PPPs estão anunciadas para serem lançadas em breves e isso tudo obviamente é em parceria com o setor privado. Então é muito importante essa iniciativa e o Governo do Estado apoia. A gente abriu o escritório da Investe Piauí em São Paulo, como já abrimos em Lisboa e também nos Estados Unidos, para exatamente aproximar um estado potencial com os investidores, com os empreendedores”, declarou.
O governador disse que vai manter uma agenda intensa de encontros com empresários de todo o país.
“A ideia é todo mês a gente ter uma agenda em São Paulo. Ontem foram pelo menos sete agendas com grupos empresariais importantes do setor de infraestrutura, do setor de energia renovável, do setor industrial e a gente tem percebido que cada vez mais quando o Estado se apresenta de maneira organizada, de maneira a pensar no longo prazo, passando segurança jurídica, segurança política para o investidor cada vez mais o Piauí é descoberto e investimentos são anunciados”, esclareceu.
Além de empresários, o encontro contou com a participação de várias autoridades políticas, entre elas a senadora Jussara Lima, os deputados Júlio César, Georgiano Neto, Severo Eulálio, entre outros.
cidade verde