Brasil suspende exportações de carne de aves após detecção de doença de Newcastle

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) anunciou nesta sexta-feira (19/07) a suspensão preventiva das exportações de carne de aves e seus produtos após a confirmação de um foco da doença de Newcastle (DNC) em um estabelecimento avícola no município de Anta Gorda, no Rio Grande do Sul. A medida visa atender aos requisitos acordados nos Certificados Sanitários Internacionais (CSI) com mais de 40 países.

A suspensão é uma medida preventiva e segue as normas internacionais de comércio de aves e seus produtos. O Mapa revisou os CSI para garantir que as garantias e requisitos acordados sejam respeitados. As suspensões variam desde restrições para todo o território nacional até áreas específicas com um raio de 50 km ao redor do foco identificado.

FOTO: REPRODUÇÃO/AGÊNCIA GOV
.

Para países como China, Argentina e União Europeia, a suspensão abrange todos os produtos de aves, incluindo carnes frescas e congeladas, ovos, e derivados. Já para países do estado do Rio Grande do Sul, as exportações estão restritas a produtos como carne fresca, ovos, miúdos e farinha de aves. Para áreas dentro de um raio de 50 km do foco, as restrições incluem carnes de aves e produtos para alimentação animal.

No entanto, produtos que passam por tratamento térmico, como aqueles destinados à Argentina, África do Sul, Chile, União Europeia e Uruguai, não estão sujeitos a restrições e podem ser certificados normalmente.

O Mapa destaca que as regras de suspensão são revisadas diariamente com base nas tratativas em andamento com os países parceiros e nas ações executadas para erradicar o foco da doença.

Fonte: Reprodução/Agência Gov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *