Governo anuncia investimento de R$ 330 milhões contra fome e pobreza com foco em mulheres negras

O Governo Federal, liderado pelo presidente Lula, anunciou um investimento de R$ 330 milhões para combater a fome e a pobreza, com foco específico em mulheres negras. Essa medida, divulgada pela Ministra Anielle Franco no Palácio Guanabara, no Rio de Janeiro, inclui ações de letramento racial e formação antirracista para gestores públicos, produção de estudos e pesquisas sobre políticas públicas com recorte étnico, racial e de gênero, além de fomentar iniciativas como cozinhas solidárias.

A ministra destacou a importância dessas políticas públicas para mudar o cenário de fome que ainda afeta aproximadamente 40% das casas chefiadas por mulheres negras. Ela enfatizou que políticas públicas bem elaboradas têm o poder de transformar essa realidade, lembrando que o Brasil já conseguiu sair do mapa da fome em 2014 e pretende repetir essa conquista.

A iniciativa será executada pelo Ministério da Igualdade Racial em parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, adotando como diretriz o enfrentamento ao racismo e a eliminação das desigualdades de gênero no país. A ministra Anielle Franco reafirmou que cada real investido na redução das desigualdades retornará multiplicado em qualidade de vida e direitos para a sociedade.

FOTO: REPRODUÇÃO/AGÊNCIA GOV (ROBERTA ALINE/MDS)
.

Além disso, o Ministério da Igualdade Racial participou de agendas do Grupo de Trabalho de Desigualdades do G20, reforçando o compromisso do Brasil no combate ao racismo e na melhoria das políticas públicas. A ministra também destacou a importância de buscar parcerias tanto no Brasil quanto internacionalmente para enfrentar os desafios mais urgentes.

O governo do estado do Rio de Janeiro aderiu ao Plano Brasil sem Fome, que visa aumentar a renda disponível das famílias para comprar alimentos, identificar pessoas em insegurança alimentar para incluí-las em políticas de proteção social, e mobilizar governos, poderes públicos e a sociedade civil para integrar esforços no combate à fome.

Fonte: Reprodução/Agência Gov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *