Ministro Wellington Dias destaca potencial do Piauí para se tornar grande produtor de arroz
O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, destacou que o Piauí tem o potencial de se tornar novamente um grande produtor de arroz, graças ao incentivo do Governo Federal para descentralizar a produção em todo o Brasil. Após as enchentes no Rio Grande do Sul, principal produtor de arroz do país, que impactaram os estoques do produto, o governo adotou como medida o estímulo à descentralização dessa produção.
Segundo o ministro, o Plano Safra 2024/2025 priorizou linhas de financiamento com juros mais baixos para os produtores de arroz. Ele mencionou também o avanço de pesquisas que permitem a produção de arroz não apenas em áreas baixas, mas também em outras regiões.
“Nesta safra 2024/2025, criamos uma linha especial para áreas onde os preços foram impactados. Embora os preços tenham retornado à normalidade, é importante garantir a segurança com produção adequada para armazenagem e estoque, caso haja necessidade. A Embrapa desenvolveu tecnologias para aumentar a produtividade do arroz em regiões baixas e agora está expandindo para regiões altas”, afirmou.
Para o ministro, o Piauí tem potencial para se destacar na produção de arroz. “Com essa iniciativa, poderemos aproveitar mais áreas em todo o Brasil, incluindo o Piauí, para aumentar a produção de arroz. Além de milho e outros produtos, o Piauí pode se tornar um grande produtor de arroz”, concluiu.
180