Céu do Piauí é coberto por névoa de queimadas; climatologista alerta sobre riscos à saúde

Uma névoa tem surpreendido os piauienses durante as manhãs nos últimos dias, cobrindo o céu do estado. O climatologista Werton Costa explica que esse fenômeno é causado por aerossóis formados pelo dióxido de carbono proveniente das queimadas na região, e faz um alerta sobre os riscos à saúde.

“É uma sensação muito semelhante à maresia, aquele ambiente mais translúcido e esmaecido na linha do horizonte que vemos no mar. Aqui, no entanto, o aerossol é composto por dióxido de carbono, um gás resultante da queima de biomassa e vegetação. Junto a ele, temos fuligem e cinzas muito finas, que formam esse material particulado, altamente tóxico e responsável por provocar reações alérgicas e grandes lesões no trato respiratório,” destaca Werton Costa.

De acordo com o climatologista, a grande concentração de poluentes provenientes das queimadas em outros estados, como na Amazônia, dificulta a dispersão das impurezas geradas no Piauí. “Embora a poluição produzida aqui nessa época não seja tão intensa quanto a da Amazônia, ela encontra dificuldades para se dispersar. O ar se comporta como uma estrutura líquida que se desloca por pressão de leste para oeste, em direção à Amazônia, onde normalmente acaba curvando nas Cordilheiras dos Andes e se deslocando para o Sudeste. Contudo, estamos enfrentando um ambiente muito saturado, com níveis elevados de poluição, dificultando a dispersão do dióxido de carbono resultante das queimadas,” explica Costa.

No cenário nacional, um levantamento do Centro Nacional de Monitoramento de Desastres Naturais revelou que 16 estados e o Distrito Federal, incluindo o Piauí, estão enfrentando a pior estiagem já registrada no período de maio a agosto desde 1980.

Werton Costa ressalta que o fenômeno é prejudicial tanto para o meio ambiente quanto para a saúde pública. “Quando olhamos para o Maranhão, vemos aquela paisagem meio laranja, avermelhada, e durante o dia, aquela sensação de céu nublado na linha do horizonte, com a paisagem esmaecida e embaçada. Isso não é um bom sinal, pois indica que estamos enfrentando padrões de impureza do ar muito elevados,” conclui.

cidade verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *