Chefe de facção criminosa em Timon e Teresina é preso no Ceará

Um homem suspeito de chefiar células de organizações criminosas em Teresina (PI) e Timon (MA) foi preso durante operação integrada das forças de segurança do Piauí e do vizinho estado do Ceará. Leonardo Oliveira da Costa, conhecido como “Léo Gordim” tem diversas passagens pela polícia e contra ele haviam três mandados de prisão em aberto.

Ele foi beneficiado com uma saída temporária do presídio, no ano passado, e não retornou ao sistema prisional. Eles estava usando documento falso para ocultar sua identidade. Ele foi capturado na cidade de Aquiraz (CE).

O nome de Léo Gordim ficou em evidência no final de 2023, quando o seu enteado Ronnan Rocha de Freitas, 23 anos, foi assassinado. O crime aconteceu no dia 30 de novembro de 2023.

Ronnan havia assumido o posto de líder da facção vago após a prisão de Léo Gordim. Após sua morte, mensagens de texto e áudios circularam em Timon (MA) anunciando um toque de recolher imposto por sua facção criminosa. As mensagens anunciam “luto” pela morte de Ronan da Rocha.

A operação ocorreu em um esforço conjunto entre as polícias militares do Piauí e Ceará, através do Batalhão Especial de Policiamento do Interior (BEPI) dos dois estados, do Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e a Coordenadoria de Inteligência (COIN ) da Secretária de Segurança Pública e Defesa Social do Ceará.

Para o tenente-coronel Alves, comandante do BEPI-PI, a ação é um grande marco no combate as facções criminosas.

“Sua captura é um marco importante no combate ao crime organizado na região. Essa operação reflete a eficácia da cooperação entre diferentes estados e unidades policiais para o combate à criminalidade e ao tráfico de drogas, que têm impacto significativo tanto no Piauí quanto no Maranhão”, finaliza.

cidade verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *