Ala afastada e pouco contato: como está a vida de Deolane Bezerra na prisão

Pouco mais de uma semana após retornar ao sistema prisional por desrespeitar medidas judiciais, Deolane Bezerra está esperando o julgamento de um novo pedido de habeas corpus. A influenciadora e ex-participante de “A Fazenda” encontra-se na Colônia Penal Feminina de Buíque, em Pernambuco, desde o dia 10, mas está isolada das demais detentas.

Foto: Reprodução

Segundo informações do portal LeoDias, Deolane foi colocada em uma ala separada, que inclui um berçário e permite visitas apenas aos sábados. Ela tem mantido pouco contato com as outras prisioneiras e optado por permanecer sozinha na unidade.

A defesa de Deolane Bezerra solicitou um novo habeas corpus ao Superior Tribunal de Justiça na terça-feira (17/09). De acordo com o documento ao qual a coluna Fábia Oliveira teve acesso, os advogados requerem não só a concessão do habeas corpus, mas também a revogação da medida cautelar que a impede de se manifestar nas redes sociais e na imprensa. Eles argumentam que a proibição é uma forma de censura e que, apesar de Deolane não ter comentado sobre as investigações, ela abordou sua prisão.

No pedido, os advogados destacam que a investigação por lavagem de dinheiro não está ligada ao uso das redes sociais, tornando a proibição de uso dessas ferramentas infundada. Eles afirmam que a proibição de se manifestar também compromete o direito de defesa de Deolane. “Paciente está sendo investigada por suposta lavagem de dinheiro, sendo certo que o cometimento ou não desse crime não guarda qualquer relação com a utilização de suas redes sociais, tampouco sua liberdade de expressão. Vale dizer, não fosse ela uma pessoa pública, certamente não se cogitaria discutir acerca da necessidade de impedir a utilização de redes sociais ou manifestações públicas acerca das circunstâncias que a envolvem”, diz um trecho do documento.

A prisão de Deolane ocorreu no dia 4, em um hotel no bairro de São José, no Recife, como parte da Operação Integration, voltada ao combate a esquemas de lavagem de dinheiro e jogos ilegais, iniciada em abril de 2023. Embora tenha conseguido a prisão domiciliar, Deolane foi novamente presa por violar medidas cautelares, incluindo manifestações públicas sobre seu caso e a publicação de uma foto amordaçada nas redes sociais como protesto.

Fonte: Metrópoles

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *