Restrição de prisões durante o período eleitoral aumenta crimes em Teresina, afirma delegado

O impedimento da prisão de eleitores até a próxima terça-feira (8) tem provocado o aumento da criminalidade na região da Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina, é o que avalia o delegado Thiago Silva, titular da 22ª Seccional. Em entrevista ao Jornal do Piauí nesta quarta-feira (2), a autoridade policial revelou que a unidade tem registrado um aumento no número de boletins de ocorrência relacionados a crimes de roubo na região.

“Existe essa proibição de prisões cautelares a qualquer tipo de crime que ocorra nesse período, cinco dias antes das eleições e dois dias após, então coincidentemente ontem começou esse período de proibição dessas prisões temporárias, que a gente trabalha muito aqui na delegacia. Acredito que por conta disso houve um aumento circunstancial aqui na região, principalmente envolvendo os crimes de roubo”, afirmou.

Além de moradores da região, funcionários dos Correios e de transportadoras também tiveram celulares e outros objetos roubados após serem abordados por criminosos armados em motocicletas. Alguns crimes chegaram a serem flagrados por câmeras de segurança, que devem auxiliar o trabalho de investigação para identificação e posterior prisão dos possíveis suspeitos envolvidos nesses crimes.

Por conta da legislação, eleitores não poderão ser presos ou detidos cinco dias antes do primeiro turno das eleições municipais de 2024, que será realizado no próximo domingo (6), e 48 horas após o encerramento do pleito. Conforme o Código Eleitoral, as exceções são para prisão em flagrante delito; em virtude de sentença condenatória por crime inafiançável; ou por desrespeito a salvo-conduto.

“É uma situação bem restrita, impede a gente de cumprir uma prisão preventiva e prisão temporária, mas estamos tentando correr na região da Santa Maria da Codipi, um bairro extenso, com quase 200 mil habitantes. Estamos tentando prender esses indivíduos em flagrante. As equipes de agentes estão nas ruas, tentando obter elementos que levem às prisões desses indivíduos para tentar frear essa onda de crime de roubos na região”, frisou o delegado. 

Código eleitoral

Segundo a Justiça Eleitoral, a restrição de prisões neste período visa a preservação do direito universal ao voto, evitando prisões que possam desestabilizar o pleito, além de, no caso das candidatas e dos candidatos, garantir o equilíbrio da disputa eleitoral e o pleno exercício das atividades de campanha, prevenindo que prisões sejam utilizadas como estratégia para prejudicar concorrentes aos cargos eletivos por meio de constrangimento político ou o afastamento da campanha.

Apesar do impedimento temporário, a autoridade policial garante que vários suspeitos já foram identificados e serão presos após o término da restrição eleitoral. “Já foi feita a representação pela prisão temporária desses indivíduos, então eles certamente serão presos e retirados de circulação. Infelizmente essas prisões não poderão ser cumpridas agora, mas a partir do momento que a lei autorizar o retorno do cumprimento dessas medidas cautelares, certamente estarão presos”, concluiu.

 

cidade verde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *