Estudantes denunciam diretor e funcionários de escola por assédio e fazem protesto
Estudantes do Centro de Educação em Tempo Integral Joca Vieira, que fica localizado na zona Leste de Teresina, fizeram um protesto nesta segunda-feira (7) contra um diretor, um merendeiro e um vigilante por importunação sexual.
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informou que os servidores foram afastados até que se esclareçam as denúncias. (Veja nota completa ao fim da reportagem).
Os estudantes juntamente com os familaires protestaram com cartazes e usando um megafone. Eles denunciam casos de importunação sexual que estariam sendo praticados dentro da escola pública há pelo menos cinco meses. Mais de dez alunas teriam sido vítimas dos crimes supostamente praticados por funcionários.
A voluntária do Movimento de Mulheres Olga Benário, Dara Neto, disse que um caso que ocorreu na semana passada teria sido o estopim para que se fizessem as denúncias.
“Os casos são antigos, mas estamos acompanhando essa situação desde o início do ano. O caso mais recente foi na semana passada. Tinham estudantes tomando banho dentro da escola quando um dos funcionários invadiu o banheiro para vê-las nuas, foi o que culminou na grande revolta e neste ato. Fizemos o ato em frente à escola. Foi um ato pacífico e com denúncias. Foi uma forma de desabafo, de expressar tristeza e de pedir socorro. Assediadores precisam ser presos e punidos”, explicou.
Veja a nota a seguir da Seduc:
A Secretaria de Estado da Educação do Piauí informa que teve conhecimento neste último final de semana dos fatos alegados pelas redes sociais e imediatamente tomou as providências cabíveis, iniciando a apuração, acionando as autoridades policiais e enviando à escola as equipes multiprofissional e de gestão para escuta dos citados, Gestores, Professores, Estudantes, Grêmio estudantil e toda a comunidade escolar.
A Seduc informa também que determinou o afastamento preventivo dos citados enquanto perdurar a investigação dos fatos e que seguirá acompanhando essa apuração, além de manter as equipes multiprofissional e de gestão de forma permanente na Escola, para que prestem toda a assistência necessária à comunidade escolar.
A Seduc reforça seu compromisso irrestrito de máximas seriedade e transparência, e com um ambiente escolar saudável, de pleno respeito e de não violência, adequado para a educação integral dos estudantes
cidade verde