Lula critica salário “merreca” dos professores e propõe incentivo

Durante evento no Palácio do Planalto, nesta quarta-feira (16/10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez duras críticas aos baixos salários dos professores no Brasil, ressaltando a necessidade de valorização da profissão. Lula afirmou que o tema será discutido em sua pauta assim que retornar da cúpula dos BRICS, destacando a importância de atrair novos profissionais para a educação.

Foto: Ricardo Stuckert/ PR
Presidente Lula

“É um salário merreca para quem cuida de 40, 50 crianças em uma sala de aula. Vamos ter que criar um programa de incentivo para alunos que prestarem o Enem a escolherem cursos de licenciatura. O trabalho é excessivo, o pagamento é baixo e, por isso, muitas pessoas estão desistindo da carreira”, afirmou o presidente.

A declaração veio um dia após o Dia do Professor, quando Lula ressaltou que a profissão, que já foi mais valorizada, enfrenta dificuldades para atrair novos profissionais.

No início deste ano, o governo implementou uma portaria que estabelece o piso salarial dos professores da educação básica em R$ 4.580,57 mil para jornadas de 40 horas.

Fonte: Reprodução/ Agência Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *