“Cansativa”, “muito texto”: candidatos avaliam provas neste 1º dia de Enem 2024
Os candidatos que fizeram as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo (3) citaram que a prova tinha muito texto e, por isso, estava cansativa.
Os candidatos fizeram as provas de Linguagens, com questões de língua portuguesa, interpretação de textos e língua estrangeira (inglês ou espanhol), além de Ciências Humanas, com questões de história, geografia, sociologia e filosofia.
A Letícia Ramos está fazendo o Enem pela primeira vez e contou que teve dificuldade com a grande quantidade de textos na prova.
“Tinha muito texto, muito texto grande, principalmente. É muito cansativo, porque você lê aqui e aí muda pro próximo e lê de novo. Tem hora que cansa, né? Chega a ficar com dor de cabeça”, citou.
Já para o Saulo José, que fez a prova no ano passado e quer uma vaga no curso de análise de sistemas, a prova esse ano, embora tenha tido muitos textos, foi menos cansativa que a prova de 2023. Ele conta que achou uma quantidade de questões equivalentes com o tempo.
“O texto eu esperava que teria mais. Eu achei que ano passado teve mais texto que esse ano. Foi tranquilo. A quantidade dava para ler durante o tempo da prova, que era o máximo de cinco horas, cinco horas e meia, no caso, por conta da redação”, disse
Sobre os temas das questões, o que mais chamou a atenção foram as de tecnologia.
“Caiu basicamente o que eu já havia estudado, que era aquela parte entre, assim, relação ao texto, uma parte bem interpretativa esse ano. E foi uma coisa bem de boa, que foi bem tranquila esse ano. Teve bastante atualidade, muita coisa relacionada à tecnologia, como que a tecnologia pode influenciar nos estudos da atualidade”, citou.
O Leonardo Victor, que está tentando uma vaga para o curso de Direito, lembrou que entre os textos, apareceram questões sociais e também sobre a questão racial, que também foi abordada no tema da redação.
“Os temas que mais apareceram foi sobre a sociedade em si e os problemas do governo, da sociedade. E também sobre os desafios de antigamente com os negros, mas as questões em si foram muito boas”, considerou.
Uma questão que chamou a atenção de Leonardo foi relativa à questão racial. “A questão que mais me chamou a atenção foi a questão de mulher sofria sobre, sofria muito racismo, e ela mudou isso se tornando uma deputada estadual. E aí foi o que me chamou mais atenção nas questões até agora”, disse.
cidade verde