Enem: professor cita assuntos mais cobrados na prova de Química
Com a conclusão do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), os candidatos se preparam agora para as provas de matemática e ciências da natureza, que incluem as disciplinas de Química, Biologia e Física, programadas para este domingo (10).
Em entrevista ao Notícia da Manhã, o professor de Química Jurandir Soares destacou os temas mais recorrentes na prova.
“Alguns assuntos são especialmente relevantes na Química, como, por exemplo, o cálculo estequiométrico, que é utilizado em uma linha de produção na indústria. A química ambiental também aparece com frequência, especialmente devido aos acontecimentos atuais relacionados às condições climáticas, como a chuva ácida. Além disso, a química na agricultura é fundamental, com três elementos essenciais: nitrogênio, potássio e fósforo. Ao falar de nitrogênio, é importante mencionar seu ciclo, que se relaciona com a Biologia. Também chamo a atenção para a química do consumidor; todos nós estamos diretamente envolvidos com os produtos que consumimos. É possível, por exemplo, analisar o rótulo de um produto e fazer as perguntas necessárias, ao abastecer um carro, verificando o que compensa mais”, explicou.
Segundo Jurandir Soares, outra característica da prova é a junção de diversas disciplinas em uma única questão. Por isso, ele ressalta que a Química pode ser citada em enunciados de outras matérias. “Hoje existe uma interdisciplinaridade, onde a Química pode se combinar com a Biologia e a Matemática. Elas se entrelaçam. Já houve questões sobre radioatividade, que é um tema forte, na prova de Matemática, mas com raciocínio químico também”, acrescentou.
Já a principal dica do professor é simplificar as questões e evitar gastar muito tempo realizando cálculos complexos.
“Esta semana não é para revisar teoria; a teoria já foi ministrada. O foco deve ser lapidar o conhecimento com questões ou dicas que os professores deram em sala de aula. No sábado, o aluno deve descansar para se preparar para a prova de domingo. A prova de ciências da natureza e matemática é muito estratégica, e o Enem exige a habilidade de antever respostas, priorizando a simplificação em vez de cálculos extensos. Portanto, aconselho a simplificar as questões”, reforçou.
cidade verde