Ministério de Minas e Energia projeta até R$ 3,2 trilhões em investimentos no setor energético

O Ministério de Minas e Energia (MME) divulgou nesta quinta-feira (07/11) o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE) 2034, que prevê investimentos de até R$ 3,2 trilhões no setor energético brasileiro nos próximos 10 anos. O estudo, elaborado em parceria com a Empresa de Pesquisa Energética (EPE), aponta que os recursos serão concentrados principalmente na indústria de petróleo e gás natural, com 78% do total destinado a essa área.

A oferta interna de energia no Brasil deve crescer 2,2% ao ano até 2034, alcançando 394,3 milhões de toneladas equivalentes de petróleo (tep). A oferta de energia per capita também terá aumento significativo, passando de 1,45 tep/habitante para 1,72 tep/habitante. Esse crescimento, embora ainda abaixo da média mundial de 1,87 tep/habitante, reflete um avanço na busca por uma matriz energética mais inclusiva e sustentável.

Além disso, o caderno destaca que o Brasil continuará a manter altos níveis de renovabilidade em sua geração elétrica, com 86,1% da eletricidade provinda de fontes renováveis como hidrelétricas, biomassa, eólica e solar até 2034. A participação de energias renováveis na matriz energética nacional também se manterá estável em torno de 50%, conforme as metas do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 7, que visa garantir energia limpa e acessível.

Foto: Reprodução/ Agência Gov,

Fonte: Reprodução/ Agência Gov

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *