Novo Hospital Regional de Picos avança na realização de procedimentos cirúrgicos
O Novo Hospital Regional de Picos segue avançando em procedimentos realizados. Pela primeira vez, a unidade executou uma colangiopancreatografia retrógrada endoscópica, técnica invasiva recomendada para o diagnóstico e tratamento de doenças das vias biliares e do pâncreas.
O procedimento foi realizado pelo cirurgião Pablo Dantas Alencar, especialista em endoscopia terapêutica avançada. Ele explicou que o método permite a remoção de cálculos na via biliar principal por meio de um equipamento introduzido pela boca, semelhante a uma endoscopia comum, que passa pelo duodeno até a papila, onde o cálculo é removido.
Segundo o médico, casos desse tipo podem causar icterícia e infecção, oferecendo sérios riscos à vida do paciente. “Anteriormente, essa intervenção era feita através de laparotomia, uma cirurgia aberta que expõe a via biliar para retirada dos cálculos. Agora, conseguimos realizar de maneira mais segura, em menor tempo e com menos riscos ao paciente,” acrescentou.
Para realizar esse tipo de procedimento, é necessária uma estrutura cirúrgica completa, especialmente com suporte de UTI, pois são situações delicadas que podem gerar complicações.
“O Novo Hospital Regional de Picos atendeu plenamente às necessidades para a realização dessa cirurgia. Contamos com o apoio do Hospital Justino Luz, a Sociedade Brasileira Caminho de Damasco (SBCD), que administra a unidade, e a Sesapi,” concluiu Pablo Dantas.
Fonte: Governador do Piauí