Após reunião com empresários, Silvio Mendes diz que é preciso ousar para resolver problema do transporte
Após reunião, de portas fechadas, com empresários que atuam no setor de transporte coletivo de Teresina, o prefeito eleito Silvio Mendes (União Brasil) disse que é preciso ousar para resolver o problema do transporte em Teresina.
Participaram da reunião representantes dos consórcios Poty, Urbanus e Teresina e, da empresa Transcol, que atuam em Teresina e, ainda, representantes do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut). Na pauta da reunião estava o aumento a frota de ônibus da Capital, anunciado ontem (16) pelo prefeito eleito. O encontro aconteceu na sede do União Brasil, na zona Leste de Teresina.
Segundo o prefeito eleito, o transporte coletivo é o segundo maior problema de Teresina hoje.
“Temos que ter capacidade de diálogo para o evitar esse tipo de desgaste que atinge a cidade hoje. Precisamos fazer um sinal que mostre que a volta da credibilidade do sistema de transporte coletivo de Teresina. Esse é apontado como o segundo maior problema da cidade hoje. Mas é preciso ousar, quem não tiver coragem de ousar deve deixar o setor”, salientou.
Uma das mudanças já desenhadas pela próxima gestão é a utilização de vans para ligar os pontos mais distantes da cidade aos terminais de ônibus, hoje desativados. Fazendo assim com que o transporte esteja mais próximo da residência do cidadão.
O futuro gestor anunciou, ainda, que deve convocar o engenheiro responsável pela modelo de integração implantado em Teresina, antes da pandemia, para fazer uma reformulação da proposta para a cidade.
“A integração deverá ser resgatada. O engenheiro responsável pelo plano diretor deve vir a Teresina para atualizar a proposta, porque da forma como está não funcionou”, explicou.
Na tarde de hoje (16), a agenda de Silvio Mendes será com as entidades que tratam da revitalização do Centro de Teresina.
No que tange ao transporte coletivo da Capital, as mudanças anunciadas ontem foram as seguintes:
- Reunião com os empresários do setor para negociar a volta da prestação de serviço à população. Encontro que está acontecendo neste momento.
- As faixas exclusivas dos ônibus serão liberadas para motos e táxis, ocupados ou não. Para os motoristas de aplicativo a liberação só será aplicada após a regulamentação aprovada pela Câmara de Vereadores. Os demais carros poderão ocupar as faixas dos ônibus após passarem pela rua antes da conversão.
- Será providenciada nova licitação para as 590 paradas de ônibus
cidade verde