Lula faz balanço de governo e celebra crescimento com mensagem de esperança para o Brasil
Em pronunciamento transmitido em rede nacional nesta segunda-feira, (23/12), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avaliou os dois anos de sua gestão, destacando o que chamou de avanços econômicos e a cooperação entre os Poderes da República.
“O Brasil tem hoje uma economia forte, que continua a crescer. Um governo eficiente, que investe onde é mais importante: na qualidade de vida da população brasileira.”, comemorou.
O discurso, originalmente previsto para terça-feira, foi adiantado e teve duração de 3 minutos e 20 segundos. A produção ficou a cargo do publicitário Sidônio Palmeira, responsável pelo marketing da campanha presidencial de Lula em 2022 e cotado para liderar a Secom (Secretaria de Comunicação Social).
No ano anterior, o presidente também fez uma mensagem natalina, enaltecendo realizações como a retomada de programas sociais, a valorização do salário mínimo e investimentos estratégicos. Na ocasião, ele mencionou os ataques às instituições de 8 de janeiro.
“Minhas amigas e meus amigos, hoje eu gostaria de conversar com cada uma e cada um de vocês. Você que está em casa, com a sua família. Você que trabalha no campo, no comércio ou na indústria. Que faz a comida chegar nas nossas mesas. Que trabalha na saúde, nas escolas, nas oficinas. Você estudante. Você que cuida da casa. Você empreendedor.
Todas e todos vocês que ajudam a construir esse grande país. O Natal é um bom momento para relembrarmos os ensinamentos de Cristo: a compaixão, a fraternidade, o respeito e o amor ao próximo. Meu desejo é que esses ensinamentos estejam presentes não apenas no Natal, mas em todos os dias de nossas vidas. Que cada um de nós reconheça no outro o seu semelhante. Que irmão se reconcilie com irmão. Que as famílias possam celebrar em comunhão.”
Lula também expressou gratidão pelas mensagens recebidas durante sua recente emergência médica. “Quero agradecer as orações e as mensagens de carinho que recebi durante a emergência médica a que fui submetido recentemente. Graças a essa corrente de solidariedade, estou ainda mais firme e mais forte para continuar fazendo o Brasil dar certo.”
Encerrando a mensagem, o presidente renovou o compromisso com um país mais justo e igualitário. Ele reafirmou que governar é cuidar das pessoas, sempre priorizando os mais vulneráveis, e ressaltou a importância da harmonia entre os Poderes e a sociedade.
“Fizemos muito, e ainda temos muito a fazer. Estamos colhendo os frutos do nosso trabalho, mas é preciso continuar plantando. Semear e adubar, irrigar e cuidar, sempre e sempre. Em 2025, redobraremos nossas forças para o plantio. E que a colheita seja cada vez mais generosa. Feliz Natal e um 2025 cheio de prosperidade para a grande família brasileira.”
180