Wilson Martins detalha projetos de expansão do sistema ferroviário
Wilson Martins, presidente da Companhia Ferroviária e Logística do Piauí (CFLP), expressou sua grande satisfação durante a solenidade de inauguração das instalações da CFLP na Estação Ferroviária de Teresina, nesta segunda-feira (06/01). Ele destacou a importância histórica do local, que passou por uma reforma e modernização em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IFAM), mantendo a estrutura original. A nova sede simboliza o progresso da CFLP e reforça o compromisso da empresa com a mobilidade urbana da capital.
O presidente também comentou sobre os investimentos significativos que estão sendo realizados, com mais de R$ 500 milhões em projetos em parceria com o PAC Mobilidade e o governo federal. Ele detalhou a primeira etapa do projeto, que inclui uma obra no valor de R$ 193 milhões financiada pela Caixa Econômica, já com mais de 40% de execução. A segunda etapa, que foi formalizada com o contrato assinado nesta solenidade, contará com um investimento de R$ 237 milhões, com contrapartida do governo estadual, e se concentrará na duplicação da via, construção de novas estações e uma ponte sobre o Rio Poti.
Martins também explicou as melhorias que serão feitas nos trilhos e nas estações, incluindo a troca de trilhos e dormentes, aumentando a resistência e a velocidade dos VLTs. A previsão é que, ao final das obras, o sistema seja capaz de transportar até 50 mil passageiros por dia, com intervalos reduzidos para 15 minutos. Com isso, o tempo de percurso entre o Terminal Itararé e a Praça da Bandeira deve cair de 35 para 22 minutos, contribuindo significativamente para a melhoria da mobilidade urbana em Teresina.
“A ideia é que a gente possa transportar ao final das obras da primeira e da segunda etapa até 50 mil passos. Mensageiros por dia, permitindo uma velocidade muito maior dos nossos VLTs e estar a cada quinze minutos passando ali um VLT, permitindo que a gente passe de 35 minutos o trajeto desde o terminal do Itararé até a Praça da Bandeira para o torno de 22 minutos. Então é algo que irá contribuir definitivamente com a mobilidade urbana”, disse Wilson.
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