Saiba as medidas previstas no programa ‘Mais Professores’, que será lançado hoje (14)

O Ministério da Educação (MEC) divulgará nesta terça-feira (14/01) um conjunto de ações voltadas para os professores, com o intuito de tornar a carreira mais atrativa, incentivando a adesão de jovens às licenciaturas e beneficiando os profissionais já formados. A apresentação do programa “Mais Professores” acontecerá às 16h, no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do ministro da Educação, Camilo Santana.

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Segundo o MEC, a iniciativa tem como objetivo valorizar e qualificar a profissão docente, além de incentivar a atuação de professores em todo o território nacional.

De acordo com uma reportagem do O Globo, o pacote foi elaborado ao longo de 2024, com a intenção inicial de ser anunciado no Dia dos Professores, 15 de outubro. No entanto, o governo optou por adiar a divulgação até que as definições sobre as medidas fossem concluídas.

Veja as principais pontos previstos no pacote

Programa para regiões com escassez de educadores: Seguindo o modelo do “Mais Médicos”, o programa “Mais Professores” visa distribuir educadores para áreas que enfrentam a falta de profissionais na área.

Seleção nacional unificada: O governo propõe a criação de um processo seletivo único para a contratação de professores iniciantes, substituindo os concursos estaduais e municipais, que atualmente são realizados de forma independente.

Pé-de-Meia: Programa de bolsas e poupança destinado a estudantes de licenciaturas ou Pedagogia, que alcançarem uma média superior a 650 no Enem. Os alunos aprovados em 2025 poderão acessar o benefício, de R$ 500 mensais.

Plataforma de formação contínua: Criação de uma plataforma digital que reunirá cursos voltados para a atualização profissional dos educadores.

Parcerias com iniciativas públicas e privadas: Ações para oferecer benefícios aos professores, como um cartão exclusivo com vantagens, em colaboração com instituições como o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal.

Fonte: Correio 24 Horas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *