Ponte Metálica entre Teresina e Timon precisa de manutenção urgente, aponta Crea
O presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), Hércules Medeiros, afirmou nesta terça-feira (14), que o relatório preliminar da comissão de engenheiros do Crea, realizado durante uma inspeção na Ponte Metálica que liga Teresina a Timon, aponta a necessidade urgente de manutenção na estrutura. A inspeção revelou que a ponte enfrenta problemas sérios que exigem intervenção imediata.
“O relatório já está bem avançado. Devemos finalizá-lo até o fim desta semana ou no início da próxima. O indicativo é grave. Como já mencionamos, há necessidade de uma intervenção urgente, principalmente devido à demora para realizar os reparos, o que é ainda mais crítico durante o período chuvoso. Se começarmos agora, o processo pode levar meses, por isso é crucial iniciar os trabalhos de manutenção o quanto antes”, afirmou Hércules Medeiros em entrevista ao programa Notícia da Manhã.
De acordo com o presidente do Crea-PI, o principal problema identificado está nas estacas que sustentam os pilares da ponte, localizadas dentro do rio. “Essas estacas são formadas por trilhos metálicos, que tem cobertura de concreto, que está bastante comprometida, muitos destes trilhos estão com as partes descobertas, o que aumenta a corrosão. A médio prazo, isso pode realmente comprometer a integridade da ponte”, explicou.
Embora, no momento, a ponte ainda seja utilizável, Medeiros alertou que, em breve, isso pode mudar. “Ainda é possível utilizar a ponte, mas dentro de pouco tempo a gente já não pode garantir isso. Então, é necessário realmente fazer essa intervenção”, concluiu o presidente do Crea-PI.
r10