Brasileiros recebem mais de 1 bilhão de ligações de telemarketing todo mês, aponta levantamento
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) encaminhou ao Comitê de Defesa dos Usuários de Serviços de Telecomunicações (Cdust) um relatório que indica que os brasileiros recebem aproximadamente 1 bilhão de chamadas de telemarketing mensalmente. O levantamento foi divulgado pela Folha de S.Paulo.
Conforme a Anatel, as ligações indevidas foram bloqueadas pela agência 184,9 bilhões de vezes entre junho de 2022 e dezembro de 2024. São classificadas como “telemarketing abusivo” as chamadas realizadas por empresas que utilizam robôs e efetuam pelo menos 100 mil ligações por dia. A duração média dessas chamadas é de seis segundos.
A Anatel destaca que as ações de bloqueio de chamadas incômodas atingiram uma eficácia de 85%. Os demais 15% correspondem ao 1 bilhão de ligações mensais que ainda chegam aos consumidores.
Em 2019, a agência lançou a plataforma Não Me Perturbe, uma ferramenta para proteger os consumidores de chamadas indesejadas de telemarketing. Com um cadastro simples no site oficial, os usuários podem registrar seus números e optar por barrar chamadas de empresas atuantes em diversos setores, como telecomunicações, TV por assinatura e serviços financeiros.
Após o registro, as empresas têm até 30 dias para atualizar seus sistemas e interromper as chamadas. O descumprimento das regras pode resultar em multas e outras penalidades.
De acordo com o Truecaller, cada brasileiro recebe, em média, 32,9 chamadas indesejadas por mês, o que equivale a 10 bilhões de ligações mensais.
Fonte: SBT News