Senador Marcelo Castro defende uso de recursos do FNAC para evitar suspensão de voos no Piauí
O senador Marcelo Castro (MDB-PI) propôs utilizar recursos do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC) para evitar o cancelamento dos voos da Azul Linhas Aéreas nas cidades de São Raimundo Nonato e Parnaíba. Os voos estão previstos para serem suspensos a partir do dia 10 de março de 2025, devido ao aumento nos custos operacionais, à alta do dólar e à crise global na cadeia de suprimentos, segundo a companhia aérea. Com informações do São Raimundo.
“A diretoria da Azul se comprometeu em dar uma resposta ao ministro do Turismo, Celso Sabino. O Governo Federal também está se comprometendo, no Fundo de Aviação, a dar um aval para a Azul poder adquirir essas peças. Nós esperamos ter uma resposta positiva para o Piauí e o Nordeste inteiro”, afirmou o senador.
Marcelo Castro sugeriu uma alternativa para a suspensão total dos voos, como a redução na quantidade de operações, mas mantendo a periodicidade. Ele ressaltou que os voos para São Raimundo Nonato, que começaram há cerca de dois anos, possuem pelo menos 70% das cadeiras ocupadas, sendo considerados viáveis economicamente.
A bancada federal do Piauí reuniu-se com representantes da Azul e com o ministro Celso Sabino para buscar uma solução ao problema. Os parlamentares planejam discutir o tema também com o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.
“Os voos para São Raimundo Nonato são mais do que viáveis. O deputado Castro Neto sugeriu que, ao invés de suspenderem 100% dos voos, a companhia reduza um ou dois, porque desorganiza toda a cadeia que está funcionando em razão daqueles voos”, reforçou Marcelo Castro.
A Azul havia ampliado recentemente os voos para São Raimundo Nonato, passando de dois para três voos semanais. A possível suspensão das operações impacta diretamente o turismo e a economia local, especialmente em São Raimundo Nonato, que é um dos principais acessos ao Parque Nacional da Serra da Capivara.