Vereadores de Teresina projetam apoio de 82% ao governador Rafael Fonteles para 2026
Com o início das articulações para a eleição estadual de 2026, vereadores de Teresina começaram a planejar a ampliação da base de apoio ao governador Rafael Fonteles no município. A expectativa é que 24 dos 29 parlamentares da capital estejam ao lado do gestor, representando uma base de 82% na Câmara Municipal.
O único grupo que pode se manter na oposição é composto pelos cinco vereadores eleitos na chapa de Silvio Mendes: Ismael Silva, Petrus Evelyn e Aluísio Sampaio (Progressistas), Samuel Alencar (União Brasil) e Ana Fidelis (Republicanos).
O vereador Dudu (PT), um dos líderes de Rafael Fonteles no parlamento municipal, destacou o histórico de fortalecimento de bases em gestões anteriores. “A Câmara é independente. No governo do Wellington, começamos com três vereadores, mas após a eleição o apoio subiu para 16. Com o Rafael, estamos vendo a mesma tendência. Ele tem 90% de aprovação da sua gestão aqui, e nossa intenção é manter essa pegada, o que demonstra maturidade política”, afirmou.
Dudu também ressaltou que a ampliação do apoio a Rafael deve ser impulsionada pelas ações integradas entre os governos municipal, estadual e federal. “Aqui temos obras do governo Lula, do estado e da prefeitura. Queremos unir essas forças. Lá em 2026, na eleição, cada um vai definir seu lado, mas acredito que o Rafael ampliará sua base e se fortalecerá para a reeleição aqui na Câmara de Teresina”, concluiu o parlamentar.
180