Audiência de instrução e julgamento de acusados de matar Samynha Silva acontece nesta terça (4)
O Tribunal de Justiça do Piauí marcou para o dia 4 de fevereiro a audiência de instrução e julgamento, às 9h da manhã, dos acusados de assassinar a blogueira Samynha Silva, em outubro de 2023.
Felipe de Sousa Amorim e sua companheira Raimunda Nonata Vitória da Silva, Davdy Jhorrany Moreira Dourado e Israel Boanerges Ribeiro de Sousa foram indiciados pelo crime e aguardam audiência. Os quatro estão presos. Felipe de Sousa Amorim e Israel Boanerges Ribeiro de Sousa foram presos no dia 8 de fevereiro do ano passado. Já Raimunda Nonata Vitória foi presa no dia 15 de fevereiro.
O inquérito policial do caso foi concluído em 2024. Conduzido pela delegada Nathalia Figueiredo, da Delegacia de Feminicídios, o inquérito apontou que Israel, Francilda, Felipe e Vitória se deslocaram ao clube na manhã do dia 1º de outubro. Em seguida, João Gabriel, mais conhecido como Batata, se juntou a eles.
Sâmya Silva teria sido atraída ao clube por Francilda e Vitória. As duas chegaram a abordar a jovem no local e sentar à mesa com ela e as amigas que a acompanhavam na data.
“Constatou-se que a vítima foi atraída para o clube. Lá mesmo no clube, foi decidido pela morte da vítima. Foram utilizados dois veículos, uma motocicleta e um carro”, explicou Nathália Figueiredo.
Segundo a investigação, durante a tarde, pelo WhatsApp, Israel, Felipe, João Gabriel, Davdy e Herbertt teriam decidido executar Samynha por ela ter ligação com uma facção criminosa rival à dos suspeitos. Momentos depois, os executores da morte da influencer, Herbertt e Davdy, encontraram-se com Felipe e Israel e receberam o armamento utilizado no crime.
Ela foi morta enquanto trafegava na Avenida João XXIII.
“Os executores estavam fora do clube, os dois que estavam lá dentro decidiram dentro do clube, tiraram uma foto de Sâmia e a repassaram para os companheiros da facção que estavam do lado de fora. Na oportunidade, Herbertt teria sido justamente o responsável por conduzir o veículo Gol. Nas imagens, podemos ver o momento em que os dois ocupantes do veículo entram em contato com as pessoas que estavam dentro do Gol. O executor entra, e acreditamos que esse seja o momento em que ele recebe a arma utilizada no crime. Então, a arma estava no primeiro momento no clube, dentro do veículo de Felipe, que foi um dos presos, Herbertt teria entrado no clube, pegado a arma no carro de Felipe e, em um segundo momento, passado a arma para o executor que estava na moto”, disse a delegada.
Relembre o caso
A influencer, Samynha Silva, foi morta no dia 1° de outubro, com pelo menos seis tiros, na pista central da Avenida João XXIII, por volta das 17h. Uma das amigas que estava na garupa teve o celular destruído por uma das balas, mas não ficou ferida. A outra saiu ilesa.
O crime foi registrado por câmeras de segurança na Rua Coronel Belisário da Cunha, no bairro São João, e mostra a perseguição à jovem, momentos antes de sua morte.
As imagens estão em baixa resolução, mas é possível ver Sâmia Silva em uma motocicleta com as duas amigas pela rua Coronel Belisário da Cunha, no bairro São João, por onde seguiram até a Avenida João XXIII. Também é possível ver uma motocicleta seguindo atrás das três garotas.
O trio foi alcançado na Avenida João XXIII, onde a influencer foi executada. As duas amigas não ficaram feridas.
A polícia destacou que o vídeo foi utilizado para refazer os últimos passos da vítima e identificar o seu executor.
cidade verde