Risco de asteroide atingir a Terra cresce, e telescópio mais potente do mundo será usado

O risco de colisão do asteroide 2024 YR4 com a Terra aumentou após uma revisão feita por cientistas, conforme comunicado pela Agência Espacial Europeia (ESA) na última segunda-feira (10/2). As chances de impacto passaram de 1,3% para 2,3%, um aumento considerável.

O asteroide foi detectado em 27 de dezembro de 2024 pelo telescópio Asteroid Terrestrial-impact Last Alert System (Atlas), localizado em Río Hurtado, no Chile. Após a descoberta, grupos internacionais de defesa planetária foram alertados sobre o pequeno, mas não descartável, risco de colisão com a Terra no dia 22 de dezembro de 2032, conforme os cálculos realizados pelos sistemas de alerta de asteroides.

Embora o risco tenha aumentado, espera-se que a probabilidade de colisão diminua nos próximos meses, à medida que novos estudos e observações forem feitos.

O aumento da probabilidade ocorreu devido à maior precisão nos cálculos relativos às chances de impacto. O asteroide, estimado entre 40 e 100 metros de largura, teve sua trajetória recalculada, o que levou à atualização do risco. Apesar disso, o 2024 YR4 não é classificado como um objeto potencialmente perigoso (PHO), pois seu diâmetro é inferior a 140 metros, e o impacto teria danos localizados.

meio norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *