SP, RJ e MG recebem alerta falso do Google de terremoto em Ubatuba
Um alerta do Google para um suposto terremoto no mar, a 55 km de Ubatuba, no litoral de São Paulo, foi enviado para celulares com sistema operacional Android na madrugada desta sexta-feira (14). Apesar do epicentro estar indicado no litoral, o aviso também chegou para moradores da capital paulista, do Rio de Janeiro e de Minas Gerais.
A Defesa Civil de São Paulo informou que não emitiu nenhum alerta de terremoto nesta sexta. Também não houve registro de ocorrências pelas equipes das defesas civis municipais.
“Até o momento, não há registro de ocorrência relacionada com possível terremoto no estado”, afirma o comunicado, publicado às 3h10 em redes sociais.
Conforme a Defesa Civil, o Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP) informou que não foi registrado nenhum abalo sísmico no estado.
SP, RJ e MG recebem alerta falso do Google de terremoto em Ubatuba
Instituições negam tremor
Segundo o Centro de Sismologia da USP, nem ele, nem qualquer outra instituição no Brasil ou no exterior registraram qualquer sismo na região nesta madrugada. Ainda segundo o órgão, “um evento dessa magnitude seria detectado não apenas pelas estações sismográficas instaladas no país, mas também por redes internacionais de monitoramento sísmico”.
O Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UNB), que é uma referência nacional na detecção de terremotos, informou que não captou nenhum tremor nem no litoral, nem na capital paulista.
A magnitude do terremoto informado no alerta varia de 4,2 a 5,5. O alerta foi enviado por volta das 2h20 desta sexta. O g1 procurou o Google, que disse que está apurando o que aconteceu.
meio norte