Onda de calor: veja como fica o tempo no fim de semana pelo Brasil
Com a onda de calor que atinge o Brasil, várias capitais do Centro-Oeste, Sudeste e Nordeste devem continuar registrando temperaturas acima da média para o período. No Rio de Janeiro, a máxima pode chegar a 39°C no domingo (16), e em São Paulo, os termômetros devem alcançar os 32°C.
A previsão para esta sexta-feira (14) é de tempo mais instável, principalmente no litoral sul de São Paulo e no centro-leste paulista, devido à formação de uma baixa pressão na costa. Apesar dessa frente fria marítima, a onda de calor continua, pois o sistema não avançará sobre o país, trazendo apenas mais umidade para São Paulo.
A previsão é de que as temperaturas fiquem até 7°C acima do esperado para fevereiro, com o fenômeno se estendendo até pelo menos 24 de fevereiro. Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, destaca que as temperaturas continuarão subindo nos próximos dias, e a próxima semana deve ser ainda mais quente.
Calorão por mais tempo
A onda de calor no Brasil foi prorrogada e agora pode durar até pelo menos o dia 24 de fevereiro, quando inicialmente estava prevista para terminar em 21 de fevereiro. Além da ampliação na duração, a área afetada também foi expandida, e agora nove estados e o Distrito Federal devem registrar temperaturas bem acima da média.
- norte do Paraná
- São Paulo
- Rio de Janeiro
- sul do Espírito Santo
- Minas Gerais
- Mato Grosso do Sul
- Distrito Federal
- Goiás
- Bahia
- extremo sul do Piauí
Para ser caracterizada como onda de calor, as temperaturas precisam se manter 5°C acima da média por pelo menos cinco dias consecutivos.
meio norte