Piauí registra dois feminicídios em menos de 24h e intensifica alerta sobre violência doméstica
Em um período de menos de 24 horas, o Piauí foi palco de dois casos chocantes de feminicídios, com duas mulheres sendo assassinadas por seus ex-maridos, em circunstâncias violentas e cruéis. Os crimes, ocorridos neste último domingo (16/02), expõem a realidade alarmante da violência doméstica no estado e reforçam a necessidade urgente de medidas de proteção e políticas públicas eficazes para prevenir tais tragédias.
O primeiro caso aconteceu no município de Alagoinha do Piauí, localizado a 400 km de Teresina. Vanusa Costa, de 34 anos, foi brutalmente assassinada pelo ex-companheiro, identificado pelas iniciais S.L. do C. O crime ocorreu na comunidade Vaquejador, zona rural da cidade, quando Vanusa estava acompanhada do filho de 15 anos, em uma motocicleta. O ex-marido, que estava em uma caminhonete, tentou atropelá-la e, em seguida, desceu do carro para esfaqueá-la até a morte, diante da criança. Após cometer o homicídio, ele tentou tirar a própria vida, mas foi impedido por populares e encaminhado para atendimento médico.
Menos de 24 horas depois, em Teresina, outro feminicídio foi registrado. Viviane Guilherme da Silva Costa, de 26 anos, foi morta dentro casa do ex-marido, no povoado Amparo, Antônio Francisco Pereira da Silva, de 56 anos. Após os disparos, vizinhos acionaram a polícia, que ao chegar no local encontrou a vítima já sem vida e o ex-companheiro morto ao seu lado, com uma espingarda próximo ao corpo. A suspeita é que ele tenha cometido o crime após não aceitar o fim do relacionamento e, em seguida, tirado a própria vida.
Esses dois casos de feminicídios em menos de um dia trazem à tona a crescente violência contra as mulheres no Piauí. As autoridades investigam ambos os casos, enquanto a sociedade se vê novamente desafiada a enfrentar a realidade de relacionamentos abusivos e os altos índices de violência doméstica.
180