Lixo espacial é visto no céu de cidade do Nordeste e desperta curiosidade; vídeo

Na noite de sexta-feira (21), moradores do Agreste e Sertão de Pernambuco registraram imagens impressionantes de lixo espacial atravessando o céu em formato de bolas de fogo. O fenômeno foi visto em cidades como Bezerros e Arcoverde, chamando a atenção da população.

VÍDEOS MOSTRAM MOMENTO

Em um dos vídeos compartilhados, um casal se surpreende com a quantidade de destroços visíveis no céu. “Olha isso… Dois, três, quatro. Meu Deus! Caramba, velho. Meu Deus, amor, que coisa linda”, comenta uma das pessoas na gravação.

O QUE É ESTE LIXO ESPACIAL?

Segundo Marlon Tenório, representante da Associação Astronômica de Arcoverde, os destroços avistados também foram relatados nos céus da Paraíba e Alagoas.

Os especialistas apontam que o fenômeno foi causado por restos de um foguete Electron, da Rocket Lab, lançado na Nova Zelândia.

“Não necessariamente todo o lixo espacial cai no mesmo dia ou no mesmo local, pois os foguetes têm vários estágios que se desprendem em momentos diferentes. Cerca de 90% do material é queimado na atmosfera, oferecendo risco mínimo à população”, explicou Tenório.

De acordo com Marcelo Zurita, diretor técnico da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon), o foguete Electron foi colocado em órbita no dia 8 de fevereiro de 2025 para lançar cinco satélites destinados a serviços de Internet das Coisas (IoT). Ele explica que todo lançamento orbital deixa lixo espacial em órbita. No caso do foguete Electron, seu segundo estágio permaneceu orbitando a Terra por vários dias antes de reentrar na atmosfera.

Com informações do g1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *