Lula anuncia em pronunciamento R$ 1.000 do Pé-de-Meia e remédios gratuitos

O presidente Lula (PT) anunciou que 100% dos remédios do programa Farmácia Popular serão gratuitos e que o pagamento do programa Pé-de-Meia será realizado nesta terça-feira (25), em pronunciamento feito em rádio e TV nesta segunda-feira (24).

O que aconteceu
Lula começou o pronunciamento enaltecendo seus dois programas de governo, dizendo que a dupla “mexe com o Brasil”. “Depois de dois anos de reconstrução de um país que estava destruído, estamos trabalhando muito para trazer prosperidade para todo o Brasil, principalmente para quem mais precisa.”

Pagamento do Pé-de-Meia. O programa, que estimula a permanência de alunos no ensino médio por meio de uma bolsa que só pode ser sacada após a conclusão do curso, terá sua primeira parcela de R$ 1.000 paga nesta terça.

O pagamento será feito aos estudantes que finalizaram o ensino médio em 2024. Nascidos de janeiro a junho receberão na terça, e nascidos entre julho e dezembro, na quarta (26). Segundo o Ministério da Educação, os estudantes que concluíram o 1º e o 2º ano receberão o incentivo na quinta dia (27), independentemente da data de nascimento.

Remédios do Farmácia Popular serão gratuitos. Em fevereiro, o governo ampliou o número de remédios gratuitos no programa federal de distribuição de medicamentos.

Quem tem doenças como diabetes, hipertensão ou asma vai poder tirar sua medicação numa farmácia conveniada, apenas apresentando a receita médica e o seu documento de identidade. Além dos remédios, a farmácia popular oferece outra novidade, a oferta de fraldas geriátricas, tudo de graça.

Lula, em pronunciamento

O pronunciamento foi convocado nesta tarde para rede nacional de rádio e TV. A fala de dois minutos e 18 segundos foi ao ar na TV hoje, às 20h30, e será transmitida nas rádios amanhã, às 6h30.

A fala foi gravada. No momento do pronunciamento, Lula estava em uma exibição do filme “Ainda Estou Aqui”, de Walter Salles, que concorre ao Oscar, no Palácio do Planalto com o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e os presidentes do Congresso, deputado Hugo Motta (Republicanos-PB) e o senador Davi Alcolumbre (União-AP)

Para a informação chegar na ponta. Desde que assumiu a comunicação do governo, o ministro Sidônio Palmeira tem dito que é preciso reforçar as ações do governo para que as pessoas saibam das políticas que estão sendo desenvolvidas

Queda de aprovação no Datafolha
Anúncios ocorrem durante período com pior índice de aprovação dos três mandatos. A aprovação do governo Lula chegou a uma marca inédita: em dois meses, caiu de 35% para 24%, segundo pesquisa Datafolha divulgada no último dia 14.

Reprovação recorde. A reprovação do governo também é recorde, passando de 34% para 41%. A “crise do Pix” e a alta no preço dos alimentos ajudam a explicar a queda da popularidade do presidente, que tem apostado na comunicação do governo para reverter a imagem ruim

32% acham que o governo está regular, três pontos porcentuais a mais do que em dezembro do ano passado, na penúltima pesquisa. Foram ouvidos 2.007 eleitores entre os dias 10 e 11, em 113 cidades brasileiras. A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos

UOL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *