PT escolherá novo presidente interino nesta sexta e se prepara para disputas internas nas eleições

O Partido dos Trabalhadores (PT) se prepara para escolher, nesta sexta-feira (07/03), o presidente interino que assumirá a sigla após a saída de Gleisi Hoffmann, que deixará o cargo para comandar a Secretaria de Relações Institucionais (SRI) no governo de Luiz Inácio Lula da Silva. A decisão sobre quem ocupará a presidência interina até a eleição interna marcada para julho envolve nomes de peso dentro do partido, como o líder do governo na Câmara, José Guimarães, e o senador Humberto Costa.

Foto: Reprodução
Gleisi diz que PT tem preocupações

O processo de escolha do presidente interino acontece em meio a uma movimentação interna intensa, com disputas sobre o futuro da sigla. Guimarães, embora cotado, teria mostrado desinteresse na indicação, possivelmente devido a uma frustração com sua não nomeação para a SRI. Humberto Costa, por sua vez, surge como o favorito para a função interina, com boa parte do Diretório Nacional alinhada em torno de sua candidatura.

A eleição interna de julho definirá o presidente do PT para o próximo ciclo eleitoral. Edinho Silva, ex-prefeito de Araraquara e aliado de Lula, é considerado o nome preferido para essa eleição, mas enfrenta resistência dentro da própria corrente majoritária do partido, a Construindo um Novo Brasil (CNB).

180

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *