Banco do Nordeste lança nova linha de crédito para cooperativas agrícolas
As cooperativas produtivas de trabalhadores agora podem acessar crédito do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) pelo Banco do Nordeste (BNB). Os recursos são destinados à aquisição de equipamentos, estrutura organizacional, capacitação de cooperados e capital de giro, com prazos de até 20 anos, incluindo até quatro anos de carência, dependendo da finalidade.
Além do FNE Coopera, as cooperativas da agricultura familiar podem optar por linhas como o Pronaf Agroindústria e Pronaf Industrialização.
Em entrevista ao programa Banca de Sapateiro, da Rádio Jornal FM (90.3 FM), o superintendente do BNB no Piauí, Francisco das Chagas Lopes destacou que a linha visa oferecer condições diferenciadas para o segmento, que promove colaboração. Ele ressaltou que as cooperativas melhoram a produção, agregam valor, acompanham empreendimentos, comercializam produtos e reduzem despesas, impactando positivamente toda a comunidade.
Um diferencial do FNE Coopera é a possibilidade de financiar as cotas para integralização no capital social da cooperativa. As cooperativas apoiadas pelo BNB atuam nos setores rural, industrial, agroindustrial e artesanal, e precisam estar constituídas e registradas conforme a legislação vigente.
meio norte