Ovo fossilizado contendo um embrião de dinossauro é descoberto na China
Cientistas na China fizeram uma descoberta notável ao encontrarem um embrião de dinossauro extremamente bem preservado dentro de um ovo, levantando questões cruciais sobre a fase anterior ao nascimento dessas criaturas pré-históricas e sua relação com as aves. Batizado de “Baby Yingliang,” o fóssil tem uma idade estimada entre 66 e 72 milhões de anos e foi revelado em um artigo revisado por pares publicado na revista iScience.
O ovo encontrado mede 16,7 centímetros de comprimento por 7,6 cm de largura, enquanto o embrião ultrapassa 23 cm. De acordo com os pesquisadores da China, Reino Unido e Canadá, este fóssil pertence a um oviraptorossauro, um dinossauro terópode não aviário, em estágio avançado de desenvolvimento, prestes a ganhar vida.
Embora tenham sido encontrados muitos ovos e ninhos de dinossauros ao longo dos últimos 100 anos, este espécime articulado é considerado um dos embriões de dinossauro não aviário mais completos já descobertos, tornando essa descoberta extraordinariamente rara.
Segundo Fion Waisum Ma, uma das co-autoras do estudo, a falta de fósseis desse tipo limitou a compreensão dos cientistas sobre as primeiras fases de crescimento e desenvolvimento dos dinossauros até a eclosão. No entanto, essa noticia pode mudar esse cenário.
Além disso, o bebê dinossauro apresenta características que podem lançar luz sobre o processo evolutivo das aves modernas, pois sua posição dentro do ovo se assemelha à das aves. Isso é algo que nunca tinha sido observado em fósseis de terópodes não aviários.
meio norte