Papa Francisco apresenta melhoras e volta a comer alimentos sólidos, diz Vaticano
Papa Francisco teve uma “leve melhora”, voltou a ingerir alimentos sólidos e já consegue acompanhar atividades espirituais da Igreja Católica por videoconferência, informou o Vaticano na noite deste domingo (9).
Na manhã deste domingo, o Papa recebeu a visita do Cardeal Secretário de Estado Pietro Parolin e do Substituto da Secretaria de Estado, Arcebispo Edgar Peña Parra. Ao longo do dia, ele seguiu com sua terapia, incluindo fisioterapia respiratória e motora.
Durante o dia, o Papa utilizou uma máscara de oxigenação, e à noite, conforme o planejamento médico, será submetido à ventilação mecânica não invasiva. Este procedimento auxilia a respiração, reduzindo o esforço dos músculos pulmonares.
BOLETIM MÉDICO ATUALIZADO
O mais recente boletim médico, divulgado no sábado (8), indicou que o Papa continua apresentando uma “boa resposta ao tratamento”.
“As condições clínicas do Santo Padre permaneceram estáveis nos últimos dias e, consequentemente, demonstram uma boa resposta à terapia. Há, portanto, uma melhoria gradual e ligeira”, destacou o boletim.
Um novo boletim será divulgado na noite de segunda-feira (10), reforçando a estabilidade do quadro clínico do pontífice.
MONITORAMENTO DA SAÚDE
A madrugada de sábado transcorreu sem intercorrências, com o Vaticano informando que o Papa passou mais uma noite tranquila. Na sexta-feira (7), o estado de saúde do pontífice, de 88 anos, seguiu estável, apesar do “quadro complexo”. A Santa Sé divulgou um comunicado sobre seu tratamento:
“O dia [sexta] transcorreu entre descanso, orações e terapias, incluindo fisioterapia respiratória. (…) Conforme programado, durante o dia, o papa utiliza cânulas nasais para oxigenação de alto fluxo, enquanto à noite há ventilação mecânica não invasiva”.
O Vaticano também informou que Francisco deixou seu quarto por um breve período para orar e realizar algumas atividades de trabalho:
“O papa esteve esta manhã por 20 minutos na capela próxima ao seu quarto e realizou algumas atividades de trabalho”, informou o Vaticano.
MENSAGEM DO PAPA AOS FIÉIS
Na quinta-feira (6), o Papa Francisco enviou uma mensagem de voz aos fiéis, agradecendo pelas orações. Com voz frágil e ofegante, ele se dirigiu às pessoas que se reúnem diariamente na Praça São Pedro, em Roma.
“Agradeço do fundo do coração as orações que vocês fazem pela minha saúde na Praça. Eu as acompanho daqui. Que Deus os abençoe e que a Virgem cuide de vocês. Obrigado.”
Esta foi a primeira vez que o Vaticano divulgou um áudio do pontífice desde sua internação, em 14 de fevereiro, para tratar uma pneumonia nos dois pulmões.
INTERNAÇÃO DO PAPA
O Papa Francisco foi internado no Hospital Gemelli, em Roma, após um surto de bronquite ter evoluído para pneumonia nos dois pulmões. Esta é a ausência mais longa de Francisco desde o início do seu papado, em março de 2013. Os médicos do Vaticano não informaram a duração exata do tratamento.
Com informações do g1