PIX vai passar por atualizações de segurança e melhorias a partir de abril
A partir de abril, o PIX passará por mudanças e chaves vinculadas a CPFs e CNPJs irregulares na Receita Federal serão excluídas. Cerca de 8 milhões de chaves de pessoas físicas e 1,7 milhão de empresas devem ser suspensas, totalizando quase 10 milhões de registros afetados.
O objetivo é aumentar a segurança do PIX e evitar golpes. É importante salientar que o BC informou que não vai excluir as chaves PIX de pessoas físicas e empresas por falta de pagamento de tributos.
Instabilidade no PIX
O sistema de transferências do Banco Central tem enfrentado instabilidades recentes, com falhas registradas por duas semanas consecutivas. No entanto, a instituição afirma que, apesar da alta demanda, o sistema está preparado.
“O ecossistema do PIX é robusto e resiliente, inclusive em períodos de demanda mais elevada. As equipes de manutenção do PIX trabalham em regime 24×7 [24 horas por dias, 7 dias por semana], com cobertura também nos domingos e feriados”, informou o Banco Central.
O PIX por aproximação entrou em funcionamento no final do mês passado, facilitando compras durante o Carnaval. A nova modalidade permite que clientes realizem pagamentos apenas aproximando o celular da maquininha, semelhante ao uso de cartões de crédito e débito.
meio norte