Lula defende reciprocidade e diálogo em meio a tarifas dos EUA sobre aço e alumínio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que reciprocidade e diálogo devem nortear as relações entre os países, em meio às discussões sobre as tarifas impostas pelo governo dos Estados Unidos, liderado por Donald Trump. Em uma publicação nas redes sociais na manhã desta quinta-feira (13), Lula reforçou que o Brasil é dos brasileiros, mote que vem sendo utilizado por integrantes de seu governo.

Reciprocidade e diálogo são princípios que devem nortear a relação entre países. O Brasil é, e vai continuar sendo, dos brasileiros.

Escreveu Lula.

As tarifas de 25% sobre aço e alumínio, aplicadas a “todos os parceiros comerciais, sem exceções ou isenções”, entraram em vigor na quarta-feira (12). A medida havia sido anunciada em fevereiro pelo governo Trump.

O governo brasileiro ainda não definiu se tomará medidas de retaliação, adotando uma postura cautelosa. Na quarta, o Itamaraty emitiu uma nota criticando as barreiras unilaterais impostas pelos EUA, classificando-as como injustificáveis e equivocadas, e afirmou que avalia recorrer à Organização Mundial do Comércio (OMC).

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu priorizar a mesa de negociação com os EUA em vez de apostar em retaliação. Nesta sexta-feira (14), o vice-presidente e ministro da Indústria, Geraldo Alckmin, deve se reunir com representantes do governo americano para buscar um entendimento sobre a questão do aço.

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que Lula só tomará decisões sobre o tema após o encontro de Alckmin e destacou que a postura de reciprocidade é o procedimento padrão em relações econômicas e diplomáticas.

meio norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *