Programa capacita jovens para o desenvolvimento rural sustentável no Piauí
A irregularidade das chuvas durante o período chuvoso no Piauí tem provocado um fenômeno conhecido como “seca verde”, desafiando a agricultura familiar e levando muitos jovens a buscar oportunidades nos centros urbanos.
Para incentivar a permanência no campo e ampliar o conhecimento sobre as possibilidades no meio rural, a Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) e o Instituto Federal do Piauí (IFPI) iniciaram, na última segunda-feira (17), a formação do programa Juventude Rural Transformadora, que capacita jovens para atuar no desenvolvimento rural sustentável.
A iniciativa reúne 100 jovens de diferentes territórios do Piauí e oferece aulas teóricas e práticas voltadas para a agricultura familiar.
A diretora de Organização Social da SAF, Márcia Mendes, destacou a importância do conhecimento para motivar os jovens a permanecerem no meio rural.
“Esses meninos precisam conhecer para se sentirem motivados a permanecer nesses espaços. Embora possam estar na zona urbana, o meio rural é onde eles vão retornar e aplicar todo esse conhecimento na prática. O campo precisa oferecer motivos para o agricultor e para o jovem permanecerem, propondo ações e estratégias para garantirmos um produto de qualidade na nossa mesa”, afirmou.
A jovem Jaciara Riques, de Itaueira, compartilhou como a formação tem impactado sua vida.
“Estou levando os conhecimentos que adquiri com o projeto para o meu assentamento, para minha família e meus vizinhos, para que possamos ter uma fonte de renda”, disse.
O programa também disponibiliza uma bolsa de R$ 1.000 para cada participante durante o período de formação, que tem duração de um ano e meio.
Para Débora Jaiza, a experiência tem sido transformadora. “Isso está sendo engrandecedor para mim e para os jovens que participam do programa. Acredito que vou sair daqui transformada, com novas experiências”, finalizou.
cidade verde
