Papa segue em recuperação e precisa reaprender a falar, diz cardeal

Papa Francisco, de 88 anos, segue internado no Hospital Gemelli, em Roma, onde se recupera de uma pneumonia dupla. Após cinco semanas de tratamento, ele apresenta pequenas melhoras na respiração e na mobilidade, segundo atualização divulgada pelo Vaticano.

Reaprender a falar

De acordo com o cardeal Víctor Manuel Fernández, chefe do escritório doutrinário do Vaticano, o uso prolongado de oxigenoterapia de alto fluxo afetou a capacidade de fala do Papa, tornando necessário um processo de readaptação. “Ele precisa reaprender a falar, mas sua condição física geral continua a mesma de antes”, afirmou o cardeal durante a apresentação de um novo livro de Francisco sobre poesia.

Alta

O Vaticano ainda não anunciou uma data para a alta médica do Papa. A possibilidade de ele deixar o hospital antes da Páscoa, que será celebrada em 20 de abril, permanece incerta. Segundo Fernández, os médicos querem garantir sua total recuperação antes de autorizarem seu retorno ao Vaticano.

Processo

Nos últimos anos, Francisco enfrentou diversas complicações de saúde, incluindo cirurgias e episódios de infecção pulmonar. Sua vulnerabilidade a problemas respiratórios remonta à juventude, quando teve parte de um pulmão removido devido a uma pleurisia.

Voltando

Apesar das especulações sobre uma possível renúncia, Fernández descartou essa possibilidade. “Eu realmente acho que não”, respondeu ao ser questionado sobre o tema. O próprio Papa já declarou, em outras ocasiões, que pretende seguir no cargo enquanto sua saúde permitir.

meio norte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *