Moradores do povoado Retiro em Picos denunciam descaso na manutenção de passagem molhada
Moradores do Povoado Retiro, na zona rural de Picos, denunciam o abandono da única passagem molhada que dá acesso à comunidade. Construída há mais de duas décadas, a estrutura apresenta buracos e falta de manutenção, tornando-se um risco para quem precisa trafegar diariamente pelo local. Nos períodos de chuva, a situação se agrava. Com apenas quatro metros de largura, a passagem é coberta pelas águas do Rio Guaribas, tornando a travessia perigosa e, muitas vezes, impossível. Seu Davi Andrade, aposentado, perdeu um irmão no local há quase 20 anos e, neste ano, outro parente dele quase se afogou ao tentar atravessar a via.
Além da dificuldade de locomoção, os cerca de 100 moradores da comunidade reclamam da ausência de serviços básicos, como saúde, educação, iluminação e manutenção de estradas. O empreendedor Danilo Andrade destaca a falta de políticas públicas voltadas para a região.
A Secretaria Municipal de Obras de Picos informou, por meio de nota, que, devido às fortes chuvas, foi realizada uma avaliação das passagens molhadas na zona rural, em parceria com o DER-PI. Segundo a pasta, já estão sendo elaborados projetos para buscar os recursos necessários para os reparos na passagem do Retiro e para a construção de uma nova estrutura no Povoado Alegre.
cidade verde