Minha Casa, Minha Vida vai destinar moradias gratuitas a pessoas em situação de rua

O Governo Federal anunciou que 3% das moradias subsidiadas pelo Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), dentro do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), serão destinadas a pessoas em situação ou trajetória de rua. A medida foi oficializada por meio de portaria interministerial assinada na última terça-feira (22/04).

De acordo com o ministro das Cidades, Jader Filho, os imóveis serão gratuitos, com acompanhamento social e programas de reinserção. A expectativa é de que mil unidades habitacionais sejam destinadas a esse público na fase inicial.

O foco será em 38 municípios, incluindo todas as capitais e cidades com mais de mil pessoas cadastradas como sem moradia no CadÚnico. “Essas cidades devem reservar no mínimo 3% das unidades do programa a esse público. Esse é o piso, não o teto”, explicou o ministro.

A seleção dos municípios se baseou em levantamentos de vários ministérios, considerando regiões com maior concentração de pessoas em situação de rua.

A portaria também estabelece critérios de prioridade, contemplando famílias com crianças e adolescentes, mulheres, gestantes, pessoas trans, indígenas, idosos e pessoas com deficiência.

Segundo Jader Filho, além da entrega das casas, haverá esforços para garantir acesso à escola, saúde, emprego e assistência social. “Queremos garantir não apenas moradia, mas dignidade e reinserção social para essas famílias”, afirmou.

Expansão e impacto do programa

O ministro destacou ainda que o Minha Casa, Minha Vida já responde por mais da metade dos lançamentos imobiliários do país e que a meta do governo — inicialmente de 2 milhões de unidades — foi ampliada para 2,5 milhões, com projeção de alcançar quase 3 milhões de moradias contratadas.

Ele também reafirmou o compromisso do governo com o Novo PAC, garantindo que não faltarão recursos para as obras previstas. “Prefeitos e governadores podem avançar com tranquilidade. Os recursos estão garantidos”, garantiu.

Confira abaixo a lista dos municípios beneficiados pela nova portaria do Minha Casa, Minha Vida:

1. Aracaju (SE);

2. Belém (PA);

3. Belo Horizonte (MG);

4. Boa Vista (RR);

5. Brasília (DF);

6. Campinas (SP);

7. Campo Grande (MS);

8. Cuiabá (MT);

9. Curitiba (PR);

10. Feira de Santana (BA);

11. Florianópolis (SC);

12. Fortaleza (CE);

13. Foz do Iguaçu (PR);

14. Goiânia (GO);

15. Guarulhos (SP);

16. João Pessoa (PB);

17. Joinville (SC);

18. Juiz de Fora (MG);

19. Macapá (AP);

20. Maceió (AL);

21. Manaus (AM);

22. Natal (RN);

23. Osasco (SP);

24. Palmas (TO);

25. Porto Alegre (RS);

26. Porto Velho (RO);

27. Recife (PE);

28. Rio Branco (AC);

29. Rio de Janeiro (RJ);

30. Salvador (BA);

31. Santos (SP);

32. São José do Rio Preto (SP);

33. São José dos Campos (SP);

34. São Luís (MA);

35. São Paulo (SP);

36. Teresina (PI);

37. Uberlândia (MG); e

38. Vitória (ES).0

 

180

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *