Voepass faz pedido de recuperação judicial e cita Latam como “responsável”

A companhia aérea Voepass entrou com pedido de recuperação judicial na terça-feira (22), atribuindo sua crise financeira ao grupo chileno Latam. No documento, a Voepass declara uma dívida total de R$ 209,2 milhões, sendo R$ 162,2 milhões com credores quirografários.

A empresa acusa a Latam de exercer forte ingerência na relação comercial entre as duas companhias e de não cumprir obrigações financeiras importantes, além de adotar decisões prejudiciais. A Latam não comentou o caso até o momento.

A Voepass declarou que, após a queda de uma de suas aeronaves no interior de São Paulo em agosto do ano passado, a Latam suspendeu unilateralmente as operações de quatro dos 10 aviões turboélice usados exclusivamente no acordo de codeshare entre as empresas.

A companhia aérea também acusou a Latam de reter ilegalmente valores referentes aos custos fixos das aeronaves que permaneceram em solo.

A Voepass informou que a disputa com a Latam já está em arbitragem. No pedido de recuperação judicial, feito à Justiça do interior de São Paulo, a empresa solicita liminares como a manutenção de slots, suspensão de ações por 120 dias e prazo de 60 dias para apresentar um plano de reestruturação.

meionorte

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *