Rafael Fonteles defende debate sobre o fim da jornada de trabalho 6 por 1

O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), declarou apoio à proposta do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de discutir o fim da jornada de trabalho no regime 6 por 1 — ou seja, seis dias trabalhados para um de descanso. A fala do presidente foi feita durante pronunciamento pelo Dia do Trabalhador, na noite da última quarta-feira (30). Fonteles se posicionou sobre o tema na manhã desta sexta-feira (2), afirmando ser “simpático à ideia”.

“Eu acho que o debate está amadurecido para ser levado ao Congresso Nacional. Muitos países do mundo já fizeram essa reformulação da jornada, então é possível discutir isso também aqui no Brasil”, afirmou o governador.

Foto: Lucas Dias/GP1Governador Rafael Fonteles

Governador Rafael Fonteles

Fonteles ressaltou, no entanto, que a mudança precisa ser analisada com responsabilidade e de forma gradual, levando em consideração as especificidades de cada setor. “Claro que é necessário avaliar cada área separadamente, e a transição deve ser feita aos poucos. Mas a evolução tecnológica e o avanço das inteligências artificiais vão permitir mais eficiência no trabalho. Isso pode abrir espaço para uma carga horária mais equilibrada, que respeite também outras dimensões da vida humana, como o convívio familiar e o lazer”, completou.

Para ele, o debate deve ir além da produtividade. “Temos que olhar para cada trabalhador e trabalhadora de forma holística, considerando todas as suas necessidades, e não apenas a força de trabalho que oferecem ao mercado”, concluiu.

GP1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *