Tromba d’água se forma em praia e impressiona moradores; veja o vídeo
Na manhã da ultima sexta-feria (02) um raro fenômeno chamou a atenção em Salvador. Uma tromba d’água se formou na praia de Ondina, em meio à chuva que atingia a capital baiana. O redemoinho de água surpreendeu moradores e visitantes da região, e rapidamente viralizou nas redes sociais.
Vídeos gravados por moradores mostram o momento em que a tromba d’água se forma no mar, próxima à orla. “Está aumentando!”, diz uma mulher em uma das filmagens, enquanto observa o funil de nuvens e água se conectar ao céu.
Veja o vídeo:
Segundo a MetSul Meteorologia, as trombas d’água são colunas giratórias de ar que se formam sobre superfícies aquáticas, como mares, lagos ou rios e puxam a água para cima. O resultado é um “tornado sobre a água”, que impressiona pela força visual, mas nem sempre oferece perigo à população, desde que ocorra distante da costa.
Entenda o fenômeno
Apesar de mais comuns no verão, as trombas d’água também podem ocorrer no outono, como foi o caso desta sexta. Elas costumam se formar quando há uma diferença significativa de temperatura entre uma cobertura de nuvens mais fria e uma superfície de água mais quente.
Esse contraste térmico favorece a criação de instabilidade atmosférica, facilitando o surgimento da coluna de ar rotativa. A depender da intensidade, o fenômeno pode durar alguns minutos e desaparecer naturalmente sem provocar danos.
Meteorologistas alertam que, embora normalmente não tragam grandes prejuízos, trombas d’água devem ser observadas com cautela, principalmente por embarcações e banhistas que estejam próximos ao local de formação.
meonorte