No Piauí, secretário de Lula rebate Nikolas Ferreira e diz que rede social “não é democrática”
Durante agenda no Piauí para o lançamento do pacto pela juventude no estado, o secretário nacional da juventude, Ronald dos Santos, rebateu ataques recentes feitos pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) ao presidente Lula. O gestor analisou o cenário de dificuldades enfrentado pelo presidente nas redes sociais, espaço dominado pelo público mais jovem, e as últimas polêmicas envolvendo a falsa cobrança do PIX e a fraude contra beneficiários no INSS.
Com apenas 28 anos e muito ligado ao ex-presidente Jair Bolsonaro, Nikolas Ferreira assumiu nos últimos meses o protagonismo da oposição nacional com vídeos nas redes sociais em que critica o presidente. As publicações geraram um amplo engajamento com centenas de milhões de visualizações. Como uma forma de contrapor o deputado mineiro, aliados de Lula também estão produzindo conteúdos para buscar “desmentir” Nikolas Ferreira.
Questionado sobre o domínio da direita nas redes sociais, Ronald dos Santos criticou a falta de democracia dos algoritmos.
“Primeiro a gente tem que compreender o espaço digital não como um espaço neutro, né? Carece de regulação, carece de a gente compreender de que forma funcionam os algoritmos que não têm se demonstrado democráticos o suficiente, que afetam a soberania de países, inclusive do Brasil. Esse é o primeiro ponto”, afirmou.
O gestor federal criticou ainda o que chamou de “ideais fascistas” que aumenta a violência entre a parcela mais jovem da população.
“O segundo ponto é que nós temos exemplos extraordinários de parlamentares jovens. Eu vou citar aqui, por exemplo, a Dandara, do PT de Minas Gerais. A gente tem contrapontos significativos com realizações, com projetos aprovados e projetos que são estruturais, como eu disse. Eu acho que o presidente tem feito um enfrentamento correto em relação ao fascismo, em relação à violência. A gente tem visto a violência crescer em relação aos jovens por conta desses ideais fascistas e o que a Secretaria Nacional, o que a Secretaria Geral, o que o governo federal como um todo tem entregado uma cultura de paz, tem proporcionado oportunidades”, finalizou.
cidade verde