Estudantes da rede pública do Piauí conquistam prêmios e exibem curtas-metragens em mostra de audiovisual
Estudantes do Curso Técnico em Audiovisual da rede pública estadual de ensino exibiram, na manhã desta quinta-feira (29), cinco curtas-metragens produzidos durante as aulas. A mostra dos curtas aconteceu na sala de cinema de um shopping localizado na zona Leste de Teresina. O evento destaca o talento, a criatividade e o protagonismo dos jovens cineastas. Durante a programação, foram anunciados os vencedores do Prêmio Torquato Neto, em 12 categorias, entre elas: Melhor Filme — definido por voto popular —, Melhor Ator, Melhor Atriz e Melhor Roteiro.
A ação faz parte do projeto Cinema da Escola e envolveu 177 alunos, 21 técnicos e sete escolas de cinco municípios — Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Bom Jesus. Durante a manhã foram exibidos os seguintes filmes:
- “A Bomba Assassina”, idealizado pelos estudantes do CETI Polivalente Lima Rabelo, localizado na cidade de Parnaíba.
- “Cinara”, idealizado pelos estudantes do CEEP Prefeito João Mendes Oltimate le Melo (Premen Norte) de Teresina.
- “Os Estranhos Casos de Bom Jesus”, idealizado pelos Estudantes do CETI José Lustosa Elves Pilha, em Bom Jesus.
- “Sigam-me”, produzido pelos Estudantes CEEP Petrônio Portela, em Picos.
- “Ela Me Rio”, produzido pelos Estudantes do CETI Djalma Nunes em Floriano.
Melhor ator
O estudante Luiz Arthur, ganhador na categoria de ‘melhor ator’ com o filme “A Bomba Assassina” destacou a importância do projeto.
“Eu gostaria de agradecer a todos que participaram desse projeto, que nos ensinou bastante, e eu desejo que mais estudantes participem de projetos como esse. Para que no futuro sejam produzidos filmes ainda melhores”, pontou o estudante.
O prêmio de melhor atriz foi para a estudante Sammya Olliveira, que interpretou Cinara no filme de mesmo nome. O curta traz a história de uma jovem estudante que ao perder a mãe enfrenta grandes dificuldades, superadas com os estudos. A estudante falou sobre o prêmio.
“Eu só tenho a agradecer, a toda a equipe de produção, a minha escola. Porque foi um filme que deu muito trabalho, passamos perrengues no set, mas aprendemos muito e amadurecemos durante o processo de criação. Foi muito importante fazer parte de tudo isso”, comentou a estudante.
O filme Cinara, também ganhou o Prêmio Torquato Neto de melhor filme. Todos os estudantes que participaram do projeto farão um longa-metragem com o apoio da Seduc e outros órgãos do governo do estado.
O projeto Cinema da Escola foi desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI), visando preparar os jovens para o mercado audiovisual, cada vez mais aquecido por novas plataformas e produções independentes.
O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, esteve presente na sala de cinema e destacou a importância de incentivar a educação para além das disciplinas curriculares tradicionais.
“Estamos mostrando que na escola pública do Piauí, não há espaço apenas para a preparação para o Enem, para o Saeb ou para o mundo profissional. Também temos espaços para o esporte, a cultura, muita arte, muito cinema, para podermos formar grandes cidadãos, com uma formação integral. Por isso promovemos o cinema na escola, o clube de leitura, aulas e concursos de artes — que realizamos no ano passado e daremos continuidade neste ano”, afirmou.
Durante a exibição dos curtas, o secretário anunciou que a Seduc planeja realizar um festival de arte e cultura, que deve contar com apresentações de música, pintura, artes cênicas, teatro e cinema. Além disso, anunciou também a construção de uma escola pública de cinema e audiovisual.
“Além do festival que estamos planejando para 2026, iniciaremos a obra da primeira escola pública de cinema e audiovisual do Brasil. Ainda no segundo semestre, vamos começar a revitalização do Cine Rex, transformando aquele espaço em uma escola de audiovisual, com cursos técnicos voltados para toda a comunidade piauiense, especialmente para nossos estudantes da Seduc”, declarou.
Os curtas-metragens serão exibidos posteriormente no Seduckathon 2026, e nas televisões públicas do Piauí, bem como em outras emissoras que demonstrarem interesse nas produções.
cidade verde