Governador Rafael Fonteles anuncia apoio à criação de memorial em homenagem a Niède Guidon
O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), afirmou na noite desta quarta-feira (4/06) que vai apoiar a criação de um memorial com os objetos pessoais da arqueóloga Niède Guidon. A iniciativa, ainda em fase inicial, foi mencionada por Rosa Trakalo, diretora dos Museus do Homem Americano e da Natureza, durante o velório da pesquisadora, realizado no Museu do Homem Americano, em São Raimundo Nonato.
“É meu dever e minha consciência continuar apoiando o trabalho da Niède”, destacou o governador.
Durante a visita, Rafael Fonteles perguntou sobre o estado de saúde da arqueóloga nos últimos dias. Rosa contou que Niède estava bem, saía pouco e recebia cuidados em casa.
Rosa também lembrou de uma carta manuscrita por Niède em 1975, dirigida ao então governador Dirceu Arcoverde, na qual ela pedia ações para proteger o Parque Nacional da Serra da Capivara. Fonteles demonstrou admiração pelo documento. Rosa informou que o manuscrito está digitalizado e será uma das peças do memorial, que será instalado na antiga residência da arqueóloga. “Conte com nosso apoio para isso”, garantiu o governador.
Fonteles ressaltou que o legado de Niède Guidon inspira gerações e merece todas as homenagens.
180