Mais da metade dos piauienses poderão ter conta de energia gratuita

A partir do dia 5 de julho, mais de 1,74 milhão de piauienses — o equivalente a 51,6% da população do estado — poderão se beneficiar das novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica. A medida é resultado da Medida Provisória nº 1.300/2025, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 20 de maio, que amplia o acesso à tarifa gratuita para famílias de baixa renda.

No Piauí, 498,1 mil unidades consumidoras se enquadram no novo benefício, o que representa cerca de 6% do total de famílias contempladas na região Nordeste, que lidera o ranking nacional com 7,75 milhões de unidades beneficiadas. Em todo o Brasil, a nova medida deve alcançar mais de 18,3 milhões de famílias, representando cerca de 61,8 milhões de pessoas.

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

De acordo com a medida, famílias que consumirem até 80 kWh por mês terão isenção total da conta de energia. Caso o consumo ultrapasse esse limite, o valor será cobrado apenas sobre o excedente. O benefício será concedido automaticamente, desde que o titular da conta de energia esteja devidamente inscrito em um dos programas sociais que dão direito à Tarifa Social.

Para ter acesso ao benefício, é necessário atender a um dos critérios: estar inscrito no CadÚnico com renda mensal per capita de até meio salário-mínimo; receber o Benefício de Prestação Continuada (BPC); ou ter renda familiar de até três salários-mínimos, desde que haja um membro com doença ou deficiência que exija o uso contínuo de aparelhos elétricos para tratamento.

r10

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *