WhatsApp terá anúncios e canais com conteúdo pago

O Whatsapp anunciou que passará a exibir anúncios no Status, e que canais agora poderão cobrar os usuários por acesso à conteúdo exclusivo e pagar para receber destaque nas sugestões do aplicativo.

As mudanças começaram a entrar em vigor nessa segunda-feria (16), e se concentram na aba “Atualizações”. A empresa também informou que os anúncios não aparecerão na parte onde ficam as conversas e, segundo o WhatsApp, suas mensagens não serão usadas para direcionar propaganda.

Em entrevista ao g1, o  chefe global do WhatsApp, Will Cathcart, afirmou que a plataforma quer garantir a todos que nada mudará em relação à privacidade e que o conteúdo compartilhado por usuários continuará sendo protegido por criptografia. A empresa ainda garantiu que o número de telefone dos usuários nunca será vendido ou compartilhado com anunciantes.

Não podemos segmentar anúncios com base no que você diz ou em quais amigos você envia mensagens. Os anúncios serão baseados em como você usa a aba ‘Atualizações’”, afirmou.

DOs 3 bilhões de pessoas que usam o aplicativo, pelo menos metade usa a aba “Atualizações” diariamente, diz o Whatsapp.  A plataforma diz que os anúncios devem ajudar empresas e canais a chegaram num público maior.

Anúncios do Whatsapp e canais pagos

A propaganda no WhatsApp vai aparecer para quem acessa o que contatos postam no Status, que fica na aba “Atualizações”. O aplicativo mostrará conteúdo de empresas entre essas publicações.

A plataforma pode identificar os interesse do usuário a partir dos canais que ele segue e em como ele vai interagir com anúncios.

A propaganda também poderá considerar informações técnicas, como o modelo do seu celular, o tipo da sua conexão à internet e a sua localização geral.

Já o recurso de conteúdo pago em canais será liberado para um grupo selecionado antes de ficar disponível para todos. Os administradores poderão definir os preços das assinaturas por conteúdo exclusivo nos canais. O pagamento será feito nas lojas de aplicativos do Google e da Apple, que cobram comissão por transações.

Segundo Cathcart, o Whatsapp terá meios de garantir que os canais e seus administradores estejam de acordo com suas políticas contra conteúdo ilegal.

ICL notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *