Lula perde para Bolsonaro, Michelle e Tarcísio no segundo turno, diz Paraná Pesquisas
Levantamento nacional divulgado nesta terça-feira (24) pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seria derrotado em um eventual segundo turno pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e pelo governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).
O maior índice de rejeição a Lula aparece na simulação contra Jair Bolsonaro, que lidera com 46,5% das intenções de voto, contra 39,7% do petista. Na sequência, Michelle Bolsonaro venceria Lula por 44,4% a 40,6%, resultado dentro da margem de erro. Contra Tarcísio de Freitas, a disputa também estaria tecnicamente empatada, com 43,6% para o governador paulista e 40,1% para Lula.
Nos cenários de segundo turno envolvendo outros nomes da direita, como o deputado licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), os senadores Flávio Bolsonaro (PL-RJ) e Rogério Marinho (PL-RN), além dos governadores Ratinho Júnior (PSD-PR) e Ronaldo Caiado (União-GO), Lula aparece à frente. No entanto, nas simulações contra Eduardo, Flávio e Ratinho, a vantagem do presidente está dentro da margem de erro.
A pesquisa ouviu 2.020 eleitores de 162 municípios dos 26 estados e do Distrito Federal, entre os dias 18 e 22 de junho. O levantamento tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, e grau de confiança de 95%.
Cenários de primeiro turno
Nas simulações de primeiro turno, Jair Bolsonaro é o único que aparece à frente de Lula. No primeiro cenário, o ex-presidente lidera com 37,2%, enquanto o atual presidente registra 32,8%. A disputa inclui ainda Ciro Gomes (PDT); Ratinho Júnior (PSD), governador do Paraná; Ronaldo Caiado (União), governador de Goiás; e Helder Barbalho (MDB), governador do Pará.
No segundo cenário, Lula aparece com 33,5% e Michelle Bolsonaro com 30,2%. Na simulação seguinte, Lula teria 34%, contra 24,3% de Tarcísio. Enfrentando Eduardo Bolsonaro, o petista soma 33,8%, contra 21,3%. Já contra Flávio Bolsonaro, o placar é de 33,8% a 20,4%. Em um cenário que inclui Ciro Gomes, Lula lidera com 34,2%, enquanto o pedetista soma 15%.
gp1